PhD_Ronda 1

Linhas orientadoras para a formação de professores de informática

 

 

 

Caro participante

 

Este estudo está a ser desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento em Educação, na especialidade TIC na Educação, no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa.

Neste âmbito pretende realizar-se um estudo Delphi com o objetivo de identificar um conjunto de linhas orientadoras para a formação dos professores de informática do ensino não superior.

 

Este questionário é dirigido aos especialistas previamente contactados e que aceitaram participar no estudo e constitui a Ronda 1 do estudo Delphi.

 

Prevê-se que o estudo Delphi seja feito em três rondas todavia o número de rondas estará sempre dependente do nível de consenso e a estabilidade dos pareceres recolhidos.

 

As afirmações que a seguir se apresentam pretendem descrever o que os professores de informática devem conhecer e saber fazer para promover uma educação em informática, rigorosa e equitativa, para os alunos do ensino não superior e constituem o conjunto de linhas orientadoras consideradas o ponto de partida para este trabalho que se pretende de reflexão e construção conjuntas.

 

Organizamos este conjunto de linhas orientadoras em 5 partes principais:

 

Parte 1 - Conhecimentos de informática, aptidões e competências

Parte 2 - Garantir a equidade

Parte 3 - Crescimento Profissional e Identidade

Parte 4 – Professor como Designer

Parte 5 - Práticas de sala de aula na educação informática

 

 

Nota:

Neste trabalho adota-se os termos Ciências da Computação e Informática como sinónimos. A explicação desta opção será apresentada no documento escrito desta investigação e é sustentada no trabalho de investigadores nomeadamente Gander et. al. ( 2014) e Caspersen et. al (2018).

 

Garante-se desde já que não serão recolhidos quaisquer dados pessoais, e que a informação recolhida será apenas utilizada para os fins indicados, sendo somente acessíveis à equipa responsável pela presente investigação e durante o tempo estritamente necessário para esse efeito.

 

 

Garante-se igualmente que o estudo respeita os princípios éticos, bem como as orientações éticas para a investigação, expressos na Carta de Ética para a Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

 

Instruções para responder a este grupo de questões

 

Para cada parte apresenta-se uma pequena descrição que pretende clarificar cada item.

Cada item poderá manter-se, se considerar que faz sentido no contexto de ensino de informática em portugal - e para isso deve selecionar a opção ACEITO.

 

Pode ser rejeitado – para tal deve selecionar a opção REJEITO ou

pode ser alterado – e neste caso, deve selecionar a opção ALTERO, escrevendo de seguida a respetiva alteração.

 

Foram igualmente incluídas caixas de texto com subtópicos que se considerou que caracterizam algumas das partes. Também neste caso deverá aceitar (selecionando a(s) opção(ões) respetiva(s)), não aceitar (não seleciona a opção) ou adicionar outras sugestões de subtópicos que considere omissa para a parte respetiva.

 

Não existem respostas certas ou erradas, pretendemos apenas obter a sua opinião acerca do grau de importância e relevância que atribui aos itens apresentados.

 

Nesta 1ª ronda, e dada a natureza exploratória a ela associada, poderá verificar alguma repetição ou similaridade nos itens.

 

Após o preenchimento deste questionário, submeta as suas respostas. Por favor não se esqueça que as suas respostas deverão ser enviadas até 16/4/2021.

 

Para qualquer questão relacionada com este questionário, poderá contactar-me por correio eletrónico – proloabrantes@gmail.com - ou por telemóvel +351 919 414 600 (Paula Abrantes).

 

A sua participação é muito importante, pelo que mais uma vez agradeço pelo tempo, colaboração e disponibilidade que dedica a responder a este questionário.

 

 

Existem 29 perguntas neste inquérito