PhD_Ronda2

Linhas orientadoras para a formação de professores de informática

Caro participante   

Este estudo está a ser desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento em Educação, na especialidade TIC na Educação, no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa.
 Neste âmbito pretende realizar-se um estudo Delphi com o objetivo de identificar um conjunto de linhas orientadoras para a formação dos professores de informática do ensino não superior.   
 
Este questionário constitui a Ronda 2 do estudo Delphi. 
 
 
As afirmações que a seguir se apresentam pretendem descrever o que os professores de informática devem conhecer e saber fazer para promover uma educação em informática, rigorosa e equitativa, para os alunos do ensino não superior. 
 
 
Organizamos este conjunto de linhas orientadoras em 5 partes principais:  
Parte 1 - Conhecimentos de informática, aptidões e competências 
Parte 2 - Garantir a equidade 
Parte 3 - Crescimento Profissional e Identidade 
Parte 4 – Professor como Designer 
Parte 5 - Práticas de sala de aula na educação informática     
 
 
Nota: Neste trabalho adota-se os termos Ciências da Computação e Informática como sinónimos. A explicação desta opção será apresentada no documento escrito desta investigação e é sustentada no trabalho de investigadores nomeadamente Gander et. al. ( 2014) e Caspersen et. al (2018).   
 
 
Garante-se desde já que não serão recolhidos quaisquer dados pessoais, e que a informação recolhida será apenas utilizada para os fins indicados, sendo somente acessíveis à equipa responsável pela presente investigação e durante o tempo estritamente necessário para esse efeito.    
Garante-se igualmente que o estudo respeita os princípios éticos, bem como as orientações éticas para a investigação, expressos na Carta de Ética para a Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.   
 

Instruções para responder a este grupo de questões

 

A Ronda 2 pretende avaliar a importância e relevância de cada um dos itens que foram, por si, aceites e/ou alterados na Ronda 1.

 
 
A avaliação será feita numa escala de 1 a 5 em que
 
1 significa que o item tem importância reduzida
 

5 significa que o item tem importância elevada.

   
 
Após o preenchimento deste questionário, submeta as suas respostas. Por favor não se esqueça que as suas respostas deverão ser enviadas até 12/05/2021.   
 
Para qualquer questão relacionada com este questionário, poderá contactar-me por correio eletrónico – proloabrantes@gmail.com - ou por telemóvel +351 919 414 600 (Paula Abrantes). 
 
A sua participação é muito importante, pelo que mais uma vez agradeço pelo tempo, colaboração e disponibilidade que dedica a responder a este questionário. 

Existem 14 perguntas neste inquérito
Uma nota sobre privacidade
Este inquérito é anónimo.
O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, excepto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer. Se usou um código para aceder a este inquérito este código não será guardado junto com as suas respostas. O código é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluíu o inquérito. Não há forma de relacionar os códigos dos convidados a participar no inquérito com as respostas dadas.